Pernambuco retoma obras da Barragem Gatos para combater enchentes na Mata Sul

Nesta sexta-feira (21), foi publicado no Diário Oficial do Estado o resultado do processo licitatório para a conclusão da Barragem Gatos, em Lagoa dos Gatos, Agreste pernambucano. O consórcio Cinzel/Esse conduzirá as obras, sob a supervisão da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, com um investimento de cerca de R$ 66 milhões.

A iniciativa faz parte de um convênio com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, no âmbito do Novo PAC. A governadora Raquel Lyra destacou a importância da parceria: “Vamos seguir trabalhando duro para garantir segurança e água na torneira para todos os pernambucanos e pernambucanas.”

A Barragem Gatos, projetada para acumular 5,93 milhões de m³ de água, terá um papel crucial na contenção de cheias e no abastecimento de comunidades rurais, beneficiando 170 mil pessoas. Após a retomada das obras de Panelas II, esta é a segunda barragem a ser reiniciada pela atual gestão, com previsão de conclusão em 12 meses. As barragens Igarapeba e Barra de Guabiraba estão em fase de revisão de projetos e dependem de negociações com o governo federal para serem retomadas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *