Estudo coloca Recife entre as piores capitais em qualidade de vida no Brasil

Recife está entre as capitais com os piores indicadores de qualidade de vida do Brasil, de acordo com um estudo inédito do Índice de Progresso Social – Brasil (IPS Brasil). A cidade ocupa o 21º lugar no ranking das 27 capitais, situando-se também na lista das 10 piores condições de vida no país.

O IPS Brasil, desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em conjunto com outras organizações, avalia o desempenho social e ambiental dos 5.570 municípios brasileiros utilizando 53 indicadores. Publicado recentemente, o estudo oferece uma visão abrangente da qualidade de vida no Brasil, superando as avaliações econômicas convencionais.

“O IPS foi desenhado para ser um índice multidimensional, que fosse muito além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, diz Beto Veríssimo, cofundador do Imazon e coordenador da pesquisa. “Avaliamos indicadores como moradia, segurança, meio ambiente, inclusão social e telecomunicação”, explica.

Com uma nota geral de 63,73, considerada média, Recife se destaca negativamente em três componentes específicos: segurança pessoal, inclusão social e saúde e bem-estar. No âmbito regional, a capital pernambucana está em penúltimo lugar no Nordeste, superando apenas Maceió. A histórica desigualdade social é um dos fatores que justificam o desempenho desfavorável.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *