Água chega a Pesqueira e Arcoverde com novos sistemas de abastecimento

Nesta terça-feira (23), dois novos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) foram inaugurados em Pesqueira, no Agreste Central, e em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a iniciativa visa levar água do Rio São Francisco diretamente para as comunidades locais, beneficiando cerca de mil pessoas. Desde o início da atual gestão, já foram construídos 21 sistemas simplificados de abastecimento.

A prioridade é garantir dignidade para a população, especialmente em regiões como o Agreste, onde as fontes de água são distantes. Graças a uma estratégia eficiente e à colaboração entre o governo e a população, o acesso à água para atividades básicas como beber, cozinhar e tomar banho está se tornando realidade para muitas comunidades. “Hoje tivemos a alegria de levar água para duas comunidades da zona rural do Agreste e do Sertão. É assim que iremos fazer em todo o Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que a entrega dos sistemas reforça a prioridade do governo no saneamento rural. Em áreas próximas a fontes hídricas, as obras estão sendo planejadas e executadas para realizar essas conexões. Em locais mais distantes, a perfuração de poços e o uso de dessalinizadores têm sido a solução. “Nossa missão é fazer com que a água chegue aos dois milhões de pernambucanos que, historicamente, não tiveram acesso à água”, enfatizou.

A primeira entrega foi na comunidade de Campo de Aviação, em Pesqueira, onde a água é captada da Adutora do Agreste. A presidente da Associação de Moradores, Elaine Cristina de Oliveira Leite, comemorou a iniciativa, destacando a transformação na qualidade de vida da população local. “Foram anos de sofrimento, mas hoje temos a felicidade de ver esse sonho concretizado”, afirmou.

Em Arcoverde, o novo SSAA foi inaugurado na comunidade de Ipojuca, com a água sendo captada a partir da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca. Os sistemas agora fazem parte do Sisar Pernambuco, uma política pública de saneamento rural que garante a gestão comunitária dos sistemas de abastecimento.

Durante a solenidade, o deputado estadual Luciano Duque destacou os investimentos do Governo de Pernambuco em todas as regiões, afirmando que o Estado se tornará um canteiro de obras importantes, promovendo o desenvolvimento e atraindo investimentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *