Autoridades e sociedade civil debatem desafios climáticos em Pernambuco

Em plenária realizada nesta quinta-feira (1º) no Centro de Convenções de Pernambuco, autoridades e especialistas discutiram os desafios climáticos no Brasil. O evento, parte do Plano Clima Participativo, visa desenvolver a política climática do país até 2035. Estiveram presentes os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e André de Paula (Pesca e Aquicultura), além da governadora Raquel Lyra. Durante a reunião, foram ouvidas propostas da população para a construção de uma política ambiental que abrange diversas áreas, como pesca artesanal e agricultura.

O encontro, o segundo de um ciclo que passará por oito cidades, destacou a importância da participação de diferentes atores sociais na formulação de estratégias para enfrentar os desafios climáticos. A governadora Raquel Lyra mencionou projetos estaduais, como o programa Floresta Viva Caatinga, desenvolvido em parceria com o BNDES para a regeneração do bioma, e o Plano de Mudança Econômico-Ecológica de Pernambuco (PerMeie), que redireciona a economia do Estado para um desenvolvimento sustentável.

Os encontros do Plano Clima Participativo têm como objetivo engajar a sociedade civil, esclarecer dúvidas sobre o projeto e informar sobre as etapas da elaboração da política climática. Este processo é conduzido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que reúne representantes de 22 ministérios. Marina Silva destacou que o plano incluirá metas para diversos setores, como energia, transporte, agricultura e desmatamento, visando a redução de CO2 que será apresentada na COP 29 nos Emirados Árabes Unidos.

As propostas discutidas nas plenárias poderão ser incorporadas ao documento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará na COP 29, no Azerbaijão, em novembro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *