Pernambuco firma acordos para fortalecer segurança pública e proteção de crianças

Na abertura do 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado nesta terça-feira (13), no Recife, a governadora Raquel Lyra assinou importantes acordos de cooperação com foco no fortalecimento das políticas de segurança pública e na proteção de crianças e adolescentes. O evento ocorreu no auditório do Cais do Sertão e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-governadora Priscila Krause.
Um dos acordos firmados entre o Governo do Estado e o FBSP visa à realização de diagnósticos sobre o intercâmbio de informações e a construção de pesquisas que irão aprimorar as estratégias de segurança pública em Pernambuco. “Com essa parceria, poderemos melhorar nossas estatísticas e, consequentemente, sermos mais assertivos no combate à criminalidade”, destacou Raquel Lyra.
Outro acordo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria de Criança e Juventude e o Instituto Liberta, com o objetivo de desenvolver um plano de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Estamos unidos para criar um ambiente mais seguro e de cuidado para nossos jovens”, afirmou a governadora.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, presente na cerimônia, enfatizou a importância das políticas de segurança pública como ferramenta para a promoção dos direitos humanos. “É compromisso do ministério articular ações que integrem direitos humanos e segurança pública”, declarou.
O encontro, que prossegue até quinta-feira (15), reúne profissionais de segurança pública, gestores, acadêmicos e representantes da sociedade civil de todo o país para debater temas diversos, como o uso de câmeras corporais e a grade curricular dos cursos de formação na área.
O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, ressaltou a importância de diretrizes nacionais para a segurança pública, respeitando as especificidades dos estados. “Nossa meta é unir o Brasil em torno de um sistema forte”, afirmou.