Desemprego em Pernambuco cai ao menor patamar desde 2015, aponta IBGE

Pernambuco registrou a menor taxa de desemprego em quase uma década no segundo trimestre de 2024, com 11,5% de sua força de trabalho desocupada, segundo dados da PNAD Contínua do IBGE divulgados nesta quinta-feira (15). A taxa reflete uma queda de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado e uma redução de quase 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.
A governadora Raquel Lyra atribuiu o resultado ao foco do governo na geração de empregos e fortalecimento da economia. “Em 2023, criamos quase 60 mil empregos e atraímos R$ 2,6 bilhões em investimentos privados. O programa Qualifica PE, lançado este ano, tem acelerado a inserção de pernambucanos no mercado de trabalho, garantindo um caminho sem volta para o desenvolvimento do estado”, destacou.
Desde o segundo trimestre de 2023, o número de trabalhadores em Pernambuco cresceu em 143 mil, totalizando 3,774 milhões de empregados. Entre os dois primeiros trimestres de 2024, houve um aumento de 60 mil trabalhadores ocupados, representando um crescimento de 1,6%. Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, reforçou o compromisso do governo: “Conseguimos reduzir o número de desempregados em 108 mil pessoas em um ano, e continuamos a criar oportunidades para nossa população.”
Outro destaque do período foi o aumento de 8,5% na renda média dos trabalhadores, que subiu para R$ 2.279,00, superando a média regional do Nordeste.