Cinema São Luiz perto da reabertura parcial ppós conclusão de restauro do forro

O aguardado retorno do Cinema São Luiz, um dos principais símbolos culturais do Recife, está próximo de acontecer. O restauro do forro de gesso decorado, etapa crucial da obra, está em sua fase final, segundo informou o Governo de Pernambuco no último sábado (17). Com isso, a reabertura parcial da sala, fechada desde maio de 2022, está prevista para setembro.

As obras de restauro começaram em fevereiro de 2024 e incluíram o mapeamento e a reprodução das placas ornamentais, além da limpeza das pinturas preservadas. O cinema, que já havia passado por intervenções estruturais de R$ 1,3 milhão para modernizar o sistema de climatização e a instalação elétrica, teve sua reabertura inicialmente prevista para o final de 2022. No entanto, novos problemas foram descobertos durante o processo, adiando a conclusão.

Em fevereiro de 2023, o Cinema São Luiz foi totalmente interditado após chuvas intensas causarem graves danos no sistema de captação de águas pluviais, resultando no colapso de calhas e comprometimento da fixação do forro de gesso. A medida de segurança foi necessária para evitar o desprendimento das peças ornamentadas.

Após a finalização do restauro do forro, o cinema passará por uma nova fase de requalificação, já licitada e homologada, com duração prevista de dez meses. As obras incluirão a reforma das marquises, melhorias no sistema de prevenção de incêndio, adaptações para acessibilidade nos banheiros, instalação de um elevador, e recuperação de diversos elementos arquitetônicos, como pisos, tetos, portas e o letreiro.

Além disso, em setembro de 2023, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) firmou convênios com a Fundarpe para a aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo em reformas e melhorias no Cinema São Luiz, no Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe) e no Theatro Cinema Guarany de Triunfo. O governo estadual alocou R$ 3,3 milhões para as obras no São Luiz e no Mispe, com um convênio de 12 meses, assinado pela secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *