Vazamento de prova do Concurso Nacional Unificado em Recife gera dúvida sobre validade do exame

Durante a aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “ENEM dos Concursos”, em Recife, capital de Pernambuco, um incidente comprometeu a segurança do certame. A prova do período da tarde foi acessada indevidamente durante a aplicação da prova da manhã do Bloco 4, causando preocupação entre os candidatos.

Segundo relatos dos presentes, o acesso não autorizado durou cerca de 11 minutos, tempo suficiente para que alguns candidatos iniciassem a resolução das questões. O ocorrido foi prontamente comunicado à banca organizadora, Cesgranrio.

Em resposta à situação, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) afirmou que tomou conhecimento do incidente e agiu rapidamente para garantir a segurança das provas no mesmo dia. A fiscalização identificou a irregularidade, recolheu as provas indevidas e lacrou novamente o envelope com os cadernos da tarde, que ficaram sob a guarda do certificador externo do Ministério.

O MGI garantiu que a troca das provas foi realizada antes do início das avaliações matutinas, assegurando que o sigilo das informações não fosse comprometido. As provas do CNU, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, foram aplicadas no dia 18 de agosto em dois turnos. Com mais de dois milhões de inscritos, o concurso registrou uma abstenção de 54,12%, com 970.037 candidatos realizando as provas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *