Pernambuco lidera com instalação pioneira de fábrica de e-metanol no Porto de Suape

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra celebrou a assinatura de contrato com a European Energy, que trará a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil para o Porto de Suape. O investimento, avaliado em R$ 2 bilhões, promete posicionar Pernambuco como protagonista na produção de combustíveis sustentáveis e na cadeia de hidrogênio verde.

A planta ocupará 10 hectares e deverá criar 250 empregos diretos e 15 mil indiretos, impulsionando a economia local. “A instalação dessa indústria reflete nosso compromisso com a economia do futuro, que alia geração de empregos e sustentabilidade”, disse a governadora. O projeto tem início previsto para 2025 e operação a partir de 2028.

O e-metanol, derivado de fontes renováveis, será produzido na nova planta que seguirá o modelo da fábrica da European Energy na Dinamarca. “A escolha por Pernambuco está alinhada à nossa estratégia global de descarbonização e transição energética”, explicou Jens-Peter Zink, CEO da European Energy. Além disso, a companhia firmou parceria com a gigante dinamarquesa A.P. Moller-Maersk para abastecimento de navios com e-metanol, consolidando ainda mais Suape como um polo estratégico para combustíveis limpos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou que a chegada da European Energy reforça a estratégia do governo para atrair investimentos focados em sustentabilidade. “Esse projeto fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento de energias limpas, um mercado que tem grande potencial de crescimento no estado e no Brasil”, concluiu.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *