Novos bombeiros militares em Pernambuco: reforço histórico no efetivo da corporação

Pernambuco iniciou a formação de 335 novos bombeiros militares, etapa final do concurso do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE). A aula inaugural ocorreu na terça-feira (19), no Centro de Convenções, em Olinda, com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. Os 35 oficiais e 300 praças em formação deverão concluir o curso até junho de 2025.
“Estamos garantindo o maior investimento já realizado no Corpo de Bombeiros, com mais profissionais e os equipamentos necessários para que atuem com excelência”, afirmou Raquel Lyra.
Os novos bombeiros integram o reforço total de 7.013 profissionais na segurança pública do Estado, que também contemplará a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. Segundo o comandante da corporação, coronel Francisco Cantarelli, a entrada desses profissionais é vital para suprir o déficit de efetivo e fortalecer os grupamentos.
Além de um treinamento técnico que inclui combate a incêndios, salvamentos e atividades pré-hospitalares, o curso representa um marco para os alunos. “Alegria define este momento. É o sonho de uma vida que começa a se concretizar”, celebrou o aluno do Curso de Formação de Oficiais, Felipe Távora Rocha.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o reforço no efetivo atende a uma demanda aguardada pela população e trará impacto direto na segurança e nos serviços prestados pelo CBMPE.