Abastecimento de água no Agreste avança com novas adutoras

Foto: Hesíodo Goes/Secom
A entrega da Adutora do Alto do Capibaribe foi celebrada nesta sexta-feira (20) em Santa Cruz do Capibaribe, como um marco para a melhoria do abastecimento de água no Agreste pernambucano. Com investimento de R$ 92 milhões, o sistema já amplia a oferta hídrica para a cidade, com impacto direto na redução do rodízio de água.
“Essa obra é fundamental para a dignidade do nosso povo e para o desenvolvimento econômico da região, especialmente no polo de confecções”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O evento também marcou o lançamento de uma nova etapa da Adutora do Agreste, que começará em janeiro de 2025 e ampliará o alcance do abastecimento para seis cidades da região, incluindo Taquaritinga do Norte e Santa Maria do Cambucá. Com investimento de R$ 30 milhões, o projeto promete levar 371 litros de água por segundo para cerca de 230 mil pessoas.
Mais água para o Agreste
O sistema da Adutora do Alto do Capibaribe utiliza águas do Rio Paraíba, provenientes da transposição do Rio São Francisco, e está em fase de ampliação para beneficiar também o município de Jataúba. A meta é garantir mais segurança hídrica e apoiar o crescimento econômico da região.
“A água é vida, é dignidade. Obras como essa transformam a realidade do Agreste”, reforçou Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco.