Governo acelera reconstrução do Santuário do Morro da Conceição com obras previstas para serem concluídas até a Semana Santa

Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco iniciou, nesta semana, a segunda etapa das obras de reconstrução do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), essa fase envolve um conjunto de melhorias, incluindo a instalação de sistemas de som, iluminação, refrigeração, para-raios e câmeras de monitoramento. Com um investimento de R$ 2,79 milhões, a previsão é que as obras sejam entregues antes da Semana Santa.

“O prazo para conclusão é de 60 dias, e o Governo do Estado não medirará esforços para entregar o santuário reconstruído e seguro”, declarou a governadora Raquel Lyra. O templo, que sofreu um desabamento em setembro de 2024, deixou um legado de dor e perdas, mas também mobilizou a comunidade e o governo para a sua revitalização.

A primeira etapa, focada na estruturação do telhado, foi finalizada em tempo recorde, dois meses após o contrato firmado entre o governo e a Arquidiocese de Olinda e Recife. Nessa fase, foram investidos R$ 1,5 milhão, garantindo a realização da tradicional festa do Morro da Conceição em novembro.

“Acompanhei de perto os primeiros momentos após o desabamento e agora fico feliz em ver as obras avançando com responsabilidade”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

Além das melhorias em andamento, a obra também prevê a possibilidade de instalação de placas solares, responsabilidade que ficará a cargo da Arquidiocese. O governo ressaltou que a revitalização do santuário não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de preservar um importante símbolo cultural, histórico e religioso do Recife.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *