STF impede Bolsonaro de viajar aos EUA para posse de Trump

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira (16) mais um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para recuperar seu passaporte e viajar aos Estados Unidos. Bolsonaro pretendia comparecer à posse de Donald Trump, marcada para o dia 20, mas a decisão do ministro Alexandre de Moraes manteve a restrição de sua saída do país.

A negativa seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que a viagem tem caráter privado e não essencial. Além disso, Moraes destacou que a defesa do ex-presidente não apresentou um convite formal do governo norte-americano, mas apenas um e-mail enviado a Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado, sem detalhes sobre o evento.

O ministro reforçou que as razões que fundamentaram a retenção do passaporte permanecem, incluindo o risco de evasão e a participação de Bolsonaro em declarações públicas favoráveis a envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Essa é a quarta vez que a Justiça nega a devolução do documento ao ex-presidente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *