Com investimento histórico, Pernambuco amplia incentivos à cultura e cria edital para patrimônio

O setor cultural pernambucano recebe um novo fôlego em 2024. Com um orçamento recorde de R$ 39 milhões, o Governo de Pernambuco lança os novos editais do Funcultura, um dos principais mecanismos de incentivo à produção cultural do estado. O valor representa um crescimento de 22% em relação ao investimento de 2023.

A grande novidade deste ano é a criação de um edital voltado para o Patrimônio Cultural, uma demanda antiga do setor. O novo certame terá um orçamento de R$ 3,5 milhões e busca fomentar a conservação, restauração e difusão do patrimônio material e imaterial pernambucano. “Essa iniciativa reconhece a importância da preservação histórica e cultural do nosso estado, atendendo a um pedido recorrente da sociedade”, explicou Renata Borba, presidente da Fundarpe.

Os cinco editais – Audiovisual, Música, Microprojeto, Geral e Patrimônio – estarão disponíveis no Mapa Cultural de Pernambuco a partir de quarta-feira (22). As inscrições começam em 1º de abril e serão feitas exclusivamente online. Os interessados precisam atualizar ou criar seus cadastros no Cadastro de Produtor Cultural (CPC) até 17 de março.

A governadora Raquel Lyra ressaltou que o aumento de investimento reforça o compromisso com a cultura. “Estamos fortalecendo os incentivos para ampliar o alcance das manifestações culturais. O novo edital de Patrimônio é um passo importante para garantir a salvaguarda de espaços históricos”, afirmou.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a ampliação do orçamento impulsionará a cadeia produtiva do setor. “Com mais recursos, teremos mais projetos aprovados, ampliando a geração de emprego e renda e fortalecendo a cultura em todas as regiões do estado”, destacou.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *