Estado reforça apoio aos municípios durante seminário do TCE-PE

A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, participou nesta terça-feira (18) da abertura do VI Seminário Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a gestora destacou a criação do Núcleo de Apoio aos Municípios, iniciativa voltada ao planejamento e execução de ações estratégicas para o desenvolvimento das cidades pernambucanas.
Segundo Priscila Krause, a medida integra um conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das administrações municipais. “Estamos investindo em diversas frentes para apoiar os municípios, seja com a entrega de ônibus escolares, a construção de creches ou o repasse de R$ 111 milhões para assistência social e segurança alimentar. Além disso, promovemos mudanças na distribuição do ICMS e estruturamos um núcleo de apoio para auxiliar prefeitos na definição de prioridades”, afirmou.
O seminário, que segue até o dia 26 de março, reúne prefeitos e gestores para discutir temas essenciais à administração pública, como fiscalização de contas, fortalecimento das procuradorias municipais e melhoria da transparência. O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, enfatizou a importância do evento para o aprimoramento da governança municipal. “Esse diálogo nos permite entender as dificuldades enfrentadas pelos gestores e aprimorar o controle dos recursos públicos”, pontuou.
Também participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier, e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia. Para a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, a parceria entre os órgãos públicos é essencial para a eficiência das gestões municipais. “O Tribunal de Contas tem sido um aliado na busca por soluções que garantam políticas públicas mais eficazes para a população”, concluiu.