Estado amplia atendimento pediátrico para conter avanço de doenças respiratórias

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a abertura de 103 novos leitos pediátricos e neonatais para reforçar a rede de assistência diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças. A iniciativa integra o Plano de Contingência da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios na Pediatria e tem como objetivo agilizar o atendimento durante o período de maior incidência das doenças respiratórias.

Desse total, 50 leitos de suporte avançado foram incorporados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância da ampliação da estrutura hospitalar. “A experiência dos últimos anos nos permitiu organizar melhor a rede e garantir assistência qualificada no momento certo”, destacou.

Com 165 casos de Srag registrados em crianças de até um ano e taxa de ocupação de leitos em 75%, o estado reforçou a equipe médica com a convocação de 14 pediatras e quatro intensivistas. Além disso, novos profissionais serão chamados por meio de um processo seletivo que abre inscrições nesta quinta-feira (20).

Outra aposta da SES-PE para otimizar o atendimento é a Teleinterconsulta de Pediatria, que permite consultas entre médicos à distância. Desde 10 de março, o serviço já realizou 40 atendimentos e tem ajudado a evitar deslocamentos desnecessários. O canal funciona diariamente das 9h às 21h e pode ser acessado pelo telefone 0800 281 3555.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *