Pernambuco completa 11 meses seguidos de queda nos homicídios e anuncia reforço na segurança pública

Miva Filho/Secom

Pernambuco alcançou, em março de 2025, o 11º mês consecutivo de redução nos homicídios. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 306 casos no mês, contra 326 no mesmo período de 2024 — uma queda de 6,1%. No acumulado do ano, a redução chega a 13,9%, com 852 mortes violentas de janeiro a março, frente a 989 no ano passado.

Os números foram apresentados pela governadora Raquel Lyra durante visita ao Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, no Recife. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, Raquel destacou a importância da formação de novos agentes para fortalecer a segurança no estado.

“Estamos realizando a maior nomeação da nossa história, com 2,4 mil novos policiais e 300 bombeiros. Esse reforço é parte de um esforço estratégico para proteger a população pernambucana”, afirmou.

A violência contra a mulher também apresentou redução: foram 5.541 casos no primeiro trimestre de 2025, ante 5.870 no mesmo período de 2024 — queda de 5,6%. Os feminicídios diminuíram 28,6% em março, com cinco registros contra sete no ano anterior.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, credita os resultados ao planejamento das forças de segurança, que atuam em 26 áreas integradas. O comandante da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que o curso de formação em andamento, com mais de dois mil alunos, será concluído até julho. Já o comandante dos Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, enfatizou a importância dos novos profissionais, sobretudo para reforçar o atendimento no interior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *