Petrobras amplia plano de investimentos e prevê avanços na Refinaria Abreu e Lima

O conselho de administração da Petrobras aprovou na quinta-feira (23) o novo plano de negócios da companhia, com investimentos previstos de US$ 102 bilhões para o quinquênio 2024-2028. O montante representa um aumento de 31% em relação ao planejamento anterior (2023-2027).

A Petrobras prevê um investimento de US$ 17 bilhões em Refino, Transporte e Comercialização (RTC), com foco na ampliação da capacidade de produção de diesel e aumento gradual da oferta de produtos para mercado de baixo carbono. Esse montante alcança a Refinaria Abreu e Lima, em Suape.

Além do aumento nos investimentos, o plano prevê incremento da capacidade de processamento nas refinarias em 225 mil barris/dia, além da produção de diesel S-10 em mais de 290 mil barris/dia até 2029. Isso será possível graças à entrada de grandes projetos como o Trem 2 da Rnest (como é chamada tecnicamente a Refinaria Abreu e Lima) e ampliações de unidades atuais e implantação de novas unidades de produção de diesel (HDT) na Revap (SP), Regap (MG), Replan (SP), Rnest (PE) e no Polo Gaslub (RJ).

Antes de esse segundo trem entrar em operação em Suape, espera-se que o primeiro trem aumente sua produção de cerca de 90 mil barris de petróleo por dia para 130 mil barris. Quando o segundo começar a operar, a capacidade de produção vai dobrar, subindo para 260 mil barris/dia. E só com a refinaria, a carga de Suape vai subir em 10 milhões de toneladas/ano.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *