Recife tem primeiro projeto de cross training público do Brasil
A partir de agora o cross training não é mais uma exclusividade de academias particulares do Recife. A capital pernambucana conta agora com o primeiro projeto público de oferta da atividade física. O Cross Recife funciona na Rua Tijucal s/n, próximo ao Parque da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h.
Para participar, é necessário fazer um agendamento prévio pelo Conecta Recife, que pode ser acessado neste link: https://conecta.recife.pe.gov.br/categoria/7. Basta clicar em Agendamento de Equipamento, em Realizar agendamento para a Academia Recife e seguir com o cadastro. Ao fim, escolhe-se o melhor dia e hora.
“Ao entrar no Conecta Recife, você responde um questionário, para entender questões básicas de saúde. Caso responda algum item de risco, você fica em alerta e o professor dá uma orientação do que fazer nesses casos. No mais, é um projeto de extensão da Academia Recife, mas com quantidade de pessoas menor por turma, porque o cross training requer mais atenção do que exercícios habituais de academia”, explica Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte.
Ainda não havia, no Brasil, um modelo contínuo de cross training disponibilizado para a população, de forma gratuita – pelo poder público e sem patrocínio de marcas, o ano inteiro. Assim como na Academia Recife, o Cross Recife oferece acompanhamento profissional durante o horário de funcionamento, e com acréscimo. Nesta modalidade, há a presença de um professor e dois estagiários.