Carnaval do Recife tem recorde de público em 2024
Pela primeira vez com seis dias de programação oficial, o Carnaval do Recife foi o maior em duração e também em outros números: atraiu 3,4 milhões de foliões, 20% a mais do que em 2023. No período, foram criados 57 mil postos de trabalho temporários e gerados cerca R$ 2,4 bilhões de movimentação na economia.
“Tudo superou o ano passado. Então a gente tem números de turistas, de movimentação econômica, ocupação hoteleira, voos, passageiros no aeroporto, número de foliões. Tudo foi superior ao ano passado. E a gente achava que já era uma barra difícil de ultrapassar, porque o carnaval do ano passado foi um grande carnaval. Mas esse ano a gente conseguiu crescer ainda mais”, avaliou o prefeito João Campos, em apresentação de balanço do Carnaval, nesta quarta-feira (14). “E eu acho que o bom da vida é isso. Você conquista um grande resultado, comemora o resultado, mas já olha para frente pensando em como crescer ainda mais, como conseguir entregar ainda mais”, acrescentou.
A ocupação hoteleira da cidade chegou a 96% dos leitos e a pesquisa de satisfação apontou que 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar a folia na cidade no ano que vem.
A festa contou com 49 polos, mais de 3 mil apresentações e muitas novidades, começando a anunciar seus sinais ainda em novembro do ano passado, quando, numa estratégia inédita de divulgação, foram revelados os primeiros grandes nomes de artistas e atrações confirmados para subir aos palcos da cidade. A grande novidade foi a adição de mais um dia no calendário carnavalesco: a quinta-feira, que tradicionalmente encerrava o sempre extenso calendário de prévias.
Agora, a quinta-feira virou o primeiro dia oficial da folia, congraçando o axé dos afoxés recifenses e os tambores ancestrais do Tumaraca com a tradição percussiva do Olodum, em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos.
Confira alguns números do evento:
MOBILIDADE
- 39.239 passageiros no Expresso Folia, 15% a mais que em 2023
- 45 mil veículos atendidos em estacionamentos públicos
- 37,3 mil pessoas transportadas dos polos aos estacionamentos
- 5,1 mil veículos utilizando polos aos estacionamentos
SAÚDE
- 7.112 mil atendimentos médicos.
- 1.130 ocorrências atendidas pelo SAMU
- 257.972 mil preservativos distribuídos
- 2.169 inspeções da vigilância em saúde
- Distribuição de 53.460 garrafas plásticas para substituir garrafas de vidro
- 1300 inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária
- 1.387 atendimentos na Central Bem-Estar
SEGURANÇA CIDADÃ
- 145 câmeras de monitoramento, sendo 57 a mais do que ano passado
- 4.200 lançamentos da Guarda Municipal