Unidade de AVC do Hospital da Restauração recebe certificado internacional
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que funciona no Hospital da Restauração (HR), no Recife, foi premiada internacionalmente – com status Gold – pelos bons resultados apresentados no último trimestre de 2023. A premiação foi concedida pela Iniciativa Angels, que ajuda hospitais do mundo todo a se tornarem preparados para os atendimentos do AVC agudo. O HR foi um dos 25 hospitais premiados do Brasil – sendo um dos três públicos com administração do Estado.
Para receber o status Gold, foram avaliados vários indicadores, como o período de internação e os protocolos utilizados na assistência aos pacientes – incluindo o tempo em que são realizados os exames necessários, o tempo em que o paciente é submetido à trombólise, a coleta dos dados com detalhes sobre o histórico de comorbidades dos pacientes, entre outros. No geral, o HR foi bem avaliado em relação ao tempo médio de internação, que ficou abaixo da média nacional; marcação das comorbidades; e melhora na evolução dos sintomas das sequelas do AVC.
No Brasil, 175 hospitais participam do monitoramento dos indicadores de qualidade da Iniciativa Angels. No último trimestre de 2023, apenas 25 deles foram premiados (entre Diamante, Platina e Ouro), e o HR foi um dos que recebeu a certificação. Desse total, 7 são hospitais privados; 15 são hospitais públicos administrados por Organização Social e apenas 3 são instituições públicas com administração própria – entre eles o Hospital da Restauração.
“O prêmio conquistado é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e uma prova de que, com organização e comprometimento, o SUS consegue oferecer assistência de qualidade com padrões internacionais aos pacientes. O prêmio evidencia o quanto o HR salva vidas”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.