Pernambuco lidera adoção de filhos no Nordeste

Pernambuco é o estado com o maior número de adoções no Nordeste, registrando 240 das 5.045 adoções realizadas no Brasil, sendo o sétimo maior em nível nacional. Esses dados são do último levantamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, destaca um dos principais desafios na área: a adoção de adolescentes, especialmente aqueles com mais de 16 anos. Em Pernambuco, 172 crianças e jovens estão aptos à adoção, enquanto 907 pretendentes estão habilitados. No entanto, a maioria dos pretendentes prefere adotar bebês ou crianças pequenas.
Segundo o SNA, apenas 0,26% dos 36.302 pretendentes no Brasil aceitam adotar adolescentes entre 14 e 16 anos. Em Pernambuco, esse número é ainda menor, com apenas um dos 907 pretendentes disposto a adotar nessa faixa etária (0,11%). Dos 172 meninos e meninas aptos à adoção no estado, 24 têm entre 14 e 16 anos.
A situação é ainda mais difícil para adolescentes com mais de 16 anos. No Brasil, apenas 71 pretendentes aceitam adotar jovens nessa faixa etária (0,19%), enquanto 780 adolescentes estão à espera de adoção. Em Pernambuco, quatro pretendentes aceitariam adotar esses jovens (0,44%), e 36 adolescentes nessa idade estão disponíveis para adoção.
A pesquisa do SNA também revela que a faixa etária preferida pelos pretendentes é entre dois e quatro anos, com 31,9% dos pretendentes no Brasil e 36,3% em Pernambuco preferindo adotar crianças nessa idade.
Para enfrentar esses desafios, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem promovido projetos para incentivar a adoção. Um exemplo é a campanha “Adote um Pequeno Torcedor”, iniciada em 2015 pelo juiz Élio Braz, em parceria com o Sport Club do Recife. A iniciativa, que divulga histórias de crianças e adolescentes através de vídeos e desenhos nos sites do time e do TJPE, além de partidas de futebol, inspirou outros clubes, como o Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte-MG, a adotarem métodos semelhantes.