Pernambuco homenageia dez novos patrimônios vivos na abertura da Semana Estadual do Patrimônio Cultural

Na tarde desta segunda-feira (12), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, entregou diplomas a dez novos Patrimônios Vivos do Estado, em uma cerimônia marcada pela emoção e reconhecimento aos mestres, mestras e grupos que preservam a cultura popular e tradicional de Pernambuco. O evento, que marcou a abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural, aconteceu no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

“É emocionante ver a arte pernambucana sendo perpetuada de geração em geração. Hoje, celebramos não apenas a cultura, mas também as pessoas e grupos que a mantêm viva, como os Caiporas de Pesqueira e Chico Santeiro. É uma honra, como governadora, participar deste momento”, destacou Raquel Lyra.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, reconheceu a dificuldade em selecionar apenas dez nomes em um estado tão rico culturalmente. “Este processo é longo e desafiador, mas ver a alegria e a emoção desses guardiões da nossa cultura ao receberem essa homenagem é gratificante”, afirmou Cacau.

Instituída em 2002, a política pública de registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco tem como objetivo salvaguardar os saberes e fazeres tradicionais das culturas populares, concedendo bolsas vitalícias a cada novo grupo ou indivíduo reconhecido. Os eleitos são escolhidos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.

Entre os novos homenageados está o artesão Chico Santeiro, do Sertão pernambucano, que expressou sua gratidão: “Estamos todos muito felizes. A emoção é grande, e agradecemos por este reconhecimento”. Outro homenageado foi o Clube Vassourinhas de Olinda, cujo presidente, Erivelto Barreto, ressaltou a importância da homenagem para a agremiação centenária.

Os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco incluem nomes como Benedito da Macuca (forró, Olinda), Índios Tabajaras (tribo indígena, Goiana), e a Sociedade Musical Pedra Preta (banda filarmônica, Itambé), entre outros, reforçando a diversidade e a riqueza cultural do estado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *