Ministério da Saúde investe R$4,2 bi em Unidades Básicas de Saúde modernas e sustentáveis: 107 novas unidades em Pernambuco

Após uma década sem atualizações nos estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde anunciou um significativo avanço com o lançamento do Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia para Unidades Básicas de Saúde (UBS) Porte 1. A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 4,2 bilhões, prevê a construção de 1.800 novas unidades em todo o Brasil, sendo 107 delas em Pernambuco.

Essas novas UBSs foram projetadas para oferecer serviços assistenciais mais avançados, incluindo salas de amamentação, espaços coletivos que promovem práticas integrativas e comunitárias, e ambientes específicos para o atendimento a mulheres em situação de violência, como as Salas Lilás. Além disso, os projetos incluem salas de medicação conforme normas sanitárias, consultórios acessíveis, amplas salas de vacinação, entre outras melhorias.

A inovação também marca presença com a integração de soluções de saúde digital, como a telessaúde, que visa otimizar a qualidade e o tempo de resposta dos atendimentos, conectando a atenção primária à saúde especializada.

Em consonância com os compromissos do governo federal com a ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, os projetos das novas UBSs foram concebidos para serem sustentáveis e resilientes, com ventilação e iluminação naturais em todos os ambientes, exceto nas áreas restritas. A acessibilidade e a educação permanente em saúde também foram prioridades na concepção dessas unidades, alinhando-se à atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *