Audiência pública na Câmara dos Deputados debate políticas para o brega
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, na terça-feira (21), uma audiência pública para debater projeto de lei que pretende instituir o Dia Nacional do Brega. A audiência contou com a presença de artistas e de profissionais do gênero, além de especialistas na área e do autor do projeto de lei, o deputado federal Pedro Campos (PSB).
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional. Entre os participantes, artistas como Conde Só Brega, Michelle Melo, Anderson Neiff, Dany Myler, Valquíria Santana, Troinha, Elvis e Tocha, além do jornalista Thiago Soares, pesquisador e autor do livro Ninguém é perfeito e a vida é assim: a música brega em Pernambuco.
Na ocasião, Pedro Campos solicitou ao Ministério da Cultura informações acerca dos incentivos e políticas públicas de valorização do movimento brega. “Encaminhamos ao ministério questionamentos sobre a possibilidade de abertura de novos editais e ações de incentivo voltados especificamente para o movimento brega, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva”, afirmou.
Em sua fala, a cantora Michelle Melo ressaltou a importância do brega ocupar espaços de poder. “Hoje, colocar os pés aqui em Brasília é realmente mostrar o que é política pública. Quando um deputado articula a nossa entrada no Congresso Nacional é que se dispõe a dizer: eu quero esse povo junto, construindo com o legislativo. Isso é dar dignidade ao povo e ao nosso movimento”, disse a artista.

Dia Nacional do Brega – A sugestão do deputado responsável pelo projeto de lei é comemorar a data no dia 14 de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi, um dos maiores nomes do movimento.