Pernambuco consolida queda nos homicídios e registra avanço no combate a crimes em coletivos

O Estado de Pernambuco atingiu o sexto mês consecutivo de queda nos índices de homicídios, com destaque para a capital, Recife, que reduziu os registros em mais de 25% em outubro. O balanço, apresentado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na reunião do programa Juntos pela Segurança, mostra o sucesso das estratégias integradas de repressão e prevenção à criminalidade. “A redução é fruto do esforço contínuo das nossas forças de segurança, que trabalham com foco na repressão qualificada para garantir a segurança dos pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
No acumulado de maio a outubro de 2024, Pernambuco registrou uma queda de 9,8% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em relação ao ano anterior. Em outubro, houve uma redução de 0,4%, consolidando o segundo melhor desempenho para o mês nos últimos dez anos. Segundo Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social, a efetividade das ações é reforçada pela queda de 31% nos homicídios em novembro, quando comparado ao início do mês em 2023.
A capital, Recife, foi um dos focos mais significativos de redução, com diminuição de 25,6% nas mortes violentas, destacando o impacto do programa Juntos pela Segurança. Além disso, as tentativas de homicídio caíram 10% no Estado, reforçando o compromisso das forças de segurança em conter a violência.
No setor de transporte, os roubos a coletivos também apresentaram queda. A Operação Transporte Seguro, que monitora pontos críticos e adota investigações rigorosas, resultou em uma diminuição de 30,2% nas ocorrências em outubro, em comparação com o mesmo período de 2023. “Os números refletem o impacto do trabalho georreferenciado e das ações integradas para combater os crimes nos coletivos”, explicou o coronel Ivanildo Torres, comandante da Polícia Militar de Pernambuco.