Juntos pela Segurança: novo plano tem entre metas reduzir crimes em 30% até o ano de 2026

Demorou, mas o detalhamento do Juntos pela Segurança finalmente saiu. Nesta segunda-feira, foram reveladas as ações e metas previstas no novo plano de enfrentamento da violência em Pernambuco. Um dos pontos mais ambiciosos do projeto está a redução de até 30% na ocorrência de crimes como homicídios até 2026. A apresentação ocorreu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

O documento que detalha o plano de segurança tem cerca de 100 páginas e será entregue a todos os Poderes e compartilhado com a sociedade. Ele está construído com cinco pilares estratégicos: prevenção da violência e redução de desigualdade; atuação conjunta com os municípios e instituições; enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas; articulação com o Sistema de Justiça e ampliação e requalificação dos sistemas prisional e socioeducativo.

Em suas metas, o Juntos Pela Segurança prevê a redução de indicadores como mortes violentas intencionais; crimes contra o patrimônio; violência contra a mulher; e roubos e furtos de veículos. Se a meta de redução de 30% desses crimes for alcançada até 2026, como prometido, será o menor patamar das últimas décadas.

O percentual de redução tem como base o ano de 2022, quando foram registrados 37,8 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes, 1.361 casos de violência contra a mulher por 100 mil habitantes, e 442 ocorrências de crimes violentos contra o patrimônio por 100 mil habitantes.

No portfólio de ações anunciadas, constam a construção da nova sede do Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha no Recife, a criação de dois novos batalhões nos municípios de Bezerros, no Agreste, e Goiana, na Zona da Mata Norte, e, ainda, a reforma do Quartel do Comando Geral do Recife. Um Batalhão da Polícia Militar de Apoio ao Turista será criado em Porto de Galinhas, para reforçar a presença ostensiva no Litoral Sul do Estado. Para o interior, será criada uma nova Diretoria Integrada de Segurança no Agreste.

Juntos pela Segurança: reforços para os policiais

“Nós vamos investir em equipamentos, instrumentos de inteligência e aumento de efetivo para que a gente possa trabalhar melhor e trazer um resultado melhor de segurança no Estado. Quanto às ações com os municípios, o plano irá atender a demanda de cada região, executando ações que considerem a dinâmica criminal de cada bairro ou cidade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Entre os investimentos nas cidades estão a requalificação de espaços públicos urbanos nas áreas que concentram 80% dos crimes. Até 2026, todos os policiais terão coletes e armamentos novos, sendo: 15 mil pistolas; 500 pistolas elétricas; 800 submetralhadoras e 800 fuzis, somando R$ 7 milhões para aquisição dos equipamentos. Ainda na melhoria da estrutura, serão adquiridos 10 equipamentos de perícia digital, que permite aprofundar investigação de aparelhos móveis.

Os investimentos até o momento

O Juntos pela Segurança já realizou, desde o mês de janeiro, uma série de investimentos e ações para fortalecer as forças policiais. Entre o que já foi feito, está o anúncio de concursos para as polícias e bombeiros, com cerca de 4 mil vagas; a posse de 407 policiais penais aprovados em concurso de 2021; além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para policiais civis.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *