Novo filme de Daniel Bandeira tem estreia nacional no dia 14 de dezembro

Um dos filmes brasileiros mais comentados no último no circuito de festivais de cinema, Propriedade terá o seu tão aguardado lançamento comercial em breve, no dia 14 de dezembro. Com direção do pernambucano Daniel Bandeira (Amigos de risco), o thriller chegará às salas de cinema pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras.

Também autor do roteiro, Daniel Bandeira se relaciona há muito com o conceito que se transformaria em Propriedade. Apreciador do suspense, Daniel a princípio desenvolveu o argumento como um exercício formal sobre enclausuramento. No entanto, a ideia passou a receber contornos políticos ao perceber, a partir de 2010, um país mais polarizado do que nunca.

“Havia aquele gráfico da apuração das eleições, do Norte Vermelho e do Sul Azul. Então, essa ideia original acabou sendo infiltrada por essa percepção de que o Brasil estava dividido. Ele sempre esteve dividido, na verdade, mas isso acabou me afetando de forma inédita”, explica o cineasta. “Propriedade acaba sendo um comentário também sobre como a violência que acontece na cidade tem suas raízes muito profundas, que retrocedem no espaço. No campo e no tempo, porque são questões muito antigas, muito históricas”, complementa.

Rodado entre 11 de setembro e 7 de outubro de 2018, o filme imprime na tela a tensão que o país vivenciou, com a equipe recepcionando os resultados do primeiro turno eleitoral daquele ano no último dia de filmagens na Fazenda Morim, de São José da Coroa Grande, município de Pernambuco. Houve também uma camada adicional percebida, a posteriori, pela atmosfera claustrofóbica, quase uma alegoria do isolamento social que tomaria o mundo um ano depois.

No Brasil, Propriedade esteve na programação do Festival do Rio (com a montagem de Matheus Farias sendo premiada), da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros. No circuito internacional, passou por renomados festivais, como o Festival de Berlim, o Edimburg International Film Fest, o MotelX (de Lisboa, Portugal), o espanhol Sitges, além dos americanos Brooklyn Horror Fest e Fantastic Fest (vencedor de Melhor Filme em ambos).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *