Com novo curso da Polícia Civil, Pernambuco avança na formação de 7 mil profissionais até 2026

Pernambuco deu mais um passo para ampliar o efetivo das suas forças de segurança. O Estado autorizou a convocação de 445 aprovados no concurso da Polícia Civil para o Curso de Formação Profissional. Os convocados, que disputarão vagas de delegado, agente e escrivão, devem se matricular nos dias 15 e 16 de abril por meio da plataforma da Acadepol.
A iniciativa integra o Juntos pela Segurança, política pública estadual que visa fortalecer a estrutura da segurança com investimento superior a R$ 1 bilhão. Segundo a governadora Raquel Lyra, o objetivo é alcançar a marca de mais de 7 mil novos profissionais até 2026, ampliando a atuação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica.
O curso terá duração de seis meses, com 900 horas-aula em regime integral. “É chegada a hora de preparar os aprovados para atuarem nas ruas o quanto antes. A formação é essencial para garantir a eficiência das ações de segurança”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Além da formação de novos agentes, o Juntos pela Segurança prevê a instalação de 2 mil câmeras de videomonitoramento, renovação de equipamentos, modernização de frotas e valorização dos profissionais da área. A primeira turma do Curso de Formação da Polícia Militar, com 2.400 alunos, e do Corpo de Bombeiros, com 335, também já está em andamento.